quarta-feira, 10 de julho de 2013

Acção Geologica dos ventos


·        ÍNDICE

 

·         INTRODUÇÃO.. 1

·         ACÇÃO EROSIVA DOS VENTOS. 2

·         FORMAÇÃO DOS VENTOS. 2

·         Erosão eólica.. 2


·         Deflação. 3

·         Bacias de deflação. 3

·         Corrosão. 4

·         Abrasão. 4

·         Ventifato. 4

·         Transporte eólico. 4

·         Depósito eólico. 4

·         Dunas. 5

·         A PAISAGEM DESÉRTICA.. 5

·         CONCLUSÃO.. 7


 


INTRODUÇÃO


O presente trabalho de investigação abordará como tema a acção geológica dos ventos. O Vento é o fluxo de gases em curta escala. Na Terra, este corresponde ao deslocamento do ar, que migra de regiões de alta pressão atmosférica para pontos onde essa pressão é inferior. No espaço sideral, vento solar é o movimento de gases ou partículas carregadas do Sol através do espaço, enquanto vento planetário é a liberação de elementos químicos gasosos da atmosfera de um planeta.

Ventos são comummente classificados por sua escala no espaço, sua velocidade, os tipos de forças que os causam, as regiões na qual eles ocorrem e seus efeitos. Os ventos mais fortes observados em um planeta do nosso sistema solar ocorrem em Neptuno e Saturno.

O vento é muito importante para o ser humano, pois facilita a dispersão dos poluentes e também pode gerar energia (energia eólica).


 

ACÇÃO EROSIVA DOS VENTOS


Entre duas regiões com pressões atmosféricas diferentes, estabelece-se uma corrente de ar, ou vento, cuja direcção é da região de pressão elevada para a região de pressão mais baixa.

A força do vento depende primordialmente da diferença das pressões atmosféricas; essa diferença de pressão é devida aos diferentes graus de aquecimento solar.

 

Zona fria Zona quente

Zona de alta pressão Zona de baixa pressão

 

FORMAÇÃO DOS VENTOS


O vento é o ar em movimento. Ele é um agente externo que actua principalmente nas regiões desérticas. o vento realiza um trabalho de erosão ao transportar materiais que agridem as rochas. Esse trabalho de erosão dos ventos é conhecido como erosão eólica.

O vento é gerado através de fenómenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do planeta terra.

Ao deslocarem-se (das altas para as baixas pressões), os ventos são desviados da sua trajectória. Chama-se a este desvio o efeito de coriólis. se os ventos se deslocarem no hemisfério norte, sofrem um desvio para a direita. Se os ventos se deslocarem no hemisfério sul, sofrem um desvio para a esquerda. Ao deslocarem-se (das altas para as baixas pressões), os ventos são desviados da sua trajectória. Chama-se a este desvio o efeito de coriólis. Se os ventos se deslocarem no hemisfério norte, sofrem um desvio para a direita. Se os ventos se deslocarem no hemisfério sul, sofrem um desvio para a esquerda.

Em regiões mais altas, como no alto de montanhas por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.

 


A Erosão eólica é um tipo de erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos.

A diminuição da velocidade do vento ou deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida.

Pode ocorrer forte erosão associada à deflação, esculpindo nas rochas formas ruiniformes e outras feições típicas de deserto|regiões desérticas e outras assoladas por fortes ventos.

Em locais de forte e constante deflação podem se formar zonas rebaixadas, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.

PROCESSOS DE EROSÃO EÓLICA


Deflação


Erosão pelo vento com a retirada superficial de fragmentos mais finos. A deflação ocorre frequentemente em regiões de campos de dunas com a retirada preferencial de material superficial mais fino (areia, silte), permanecendo, muitas vezes, uma camada de pedregulhos e seixos atapetando a superfície erodida.

Pode ocorrer forte corrosão associada à deflação, esculpindo nas rochas formas ruiniformes e outras feições típicas de regiões desérticas e outras assoladas por fortes ventos.

Em locais de forte e constante deflação podem se formar zonas rebaixadas, em meio a regiões desérticas, e que com as escassas chuvas formam lagos rasos (playa), secos na maior parte do tempo; lama endurecida ou camadas de sal atapetam, muitas vezes essas playas.

Bacias de deflação


Zonas deprimidas causadas pela deflação; podem constituir oásis porque os níveis de humidade subterrânea ficam mais próximos da superfície;

regs - desertos pedregosos;

 

 Penedo pedunculado afloramento rochoso com forma de cogumelo;

Corrosão


Processo de desgaste físico das rochas através, principalmente, do impacto e/ou atrito de partículas transportadas pelo vento (eólica), pela água (fluvial, de marés, correntes) ou pelo gelo (de geleira). E o vento "esculpe" as rochas, dando as formas.

Abrasão


Processo erosivo ou de desgaste de rochas pelo impacto e/ou atrito/fricção de partículas ou fragmentos carregados por correntes eólicas, glaciais, fluviais, marinhas, de turbidez, pelo vai e vem de ondas.

Ventifato


Seixo facetado devido à corrosão;  regiões arenosas, áridas e semi-áridas;

Transporte eólico


O processo de partículas menores que são selectivamente transportados pelo vento é chamado de deflação.

Depósito eólico


Quando o vento abranda, já não consegue transportar a areia, a silte e a poeira que até aí transportara. o material mais grosseiro é depositado sob a forma de dunas, que assumem diversas formas e que variam em tamanho desde pequenas colinas até formas enormes com mais de cem metros de altura. os materiais mais finos, como a silte e a poeira depositam-se sob a forma de um lençol mais ou menos uniforme.

As dunas podem estabilizar-se e tornar-se vegetadas quando o clima se torna mais húmido e começar a movimentar-se novamente quando o clima recupera a sua aridez.

 


Dunas


É uma elevação formada pelo acúmulo de areia transportada pelo vento em regiões onde ocorrem grandes extensões de areia seca.

As colinas de areia movediças são formadas pela acção dos ventos, as dunas são comuns em todas as regiões arenosas.

A PAISAGEM DESÉRTICA


O vento é um significativo agente erosivo no deserto mais do que em qualquer outro local, mas não consegue competir com o poder erosivo dos cursos de água. Apesar de chover tão esporadicamente que a maioria dos cursos de água do deserto flui apenas intermitentemente, esses mesmos cursos de água realizam a maior parte do trabalho erosivo no deserto quando fluem de facto. Mesmo o deserto mais seco recebe uma chuvada ocasional.

Geograficamente, pode-se dizer que deserto é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Como consequência, os desertos são áreas com pouca capacidade de sustentar vida. ao serem comparados com regiões mais húmidas isto pode ser verdade, porém, ao se observar mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para poder assim conservar a humidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da terra são áreas desérticas.

As paisagens desérticas apresentam alguns elementos em comum. o solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes. Paisagens de solo rochoso são típicas, e reflectem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. as terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. os processos de erosão eólica (provocados pelo vento) são importantes factores na formação das paisagens desérticas.

Deserto rochoso

Essa é a fase inicial dos desertos. É caracterizada por grandes elevações, que actuam impedindo as correntes de unidades.

Deserto pedregoso

Nessa fase, a erosão já desgastou grande parte das rochas, suavizando o relevo e aumentando o tamanho das bacias da sedimentação.

Deserto arenoso

É a fase final com grandes áreas aplainadas, restando elevações mais resistente. Nessas regiões ocorrem as formas de acumulação mais conhecidas dunas e os campos de areia.

Lagos desérticos

São lagos, em geral temporário que ocorrem frequentemente nas depressões internas das bacias desérticas, onde o nível de base da erosão eólica atinge o nível da água subterrânea.

Erosão provocada pela acção directa do vento e das partículas por ele transportadas, dando origem, entre outros, às dunas ou às rochas em forma de cogumelos.

Erosão provocada pela acção directa do vento e das partículas por ele transportadas, dando origem, entre outros, às dunas ou às rochas em forma de cogumelos.

 

Duna estacionária

Nas dunas estacionárias, a areia deposita-se em camadas que acompanha o perfil da duna. Nas dunas migratórias os grãos seguem inicialmente o ângulo do bailavento depositando em seguida no sotavento onde há forte turbulência. Nas dunas migratórias os grãos seguem inicialmente o ângulo do bailavento depositando em seguida no sotavento onde há forte turbulência.

 

 

 

 

 


 


 


CONCLUSÃO


Após as pesquisas feitas por mim posso concluir que os ventos constituem um dos principais agentes da dinâmica externa. Agem transportando partículas de um local para outro da superfície terrestre, caracterizando o processo de erosão, que, como já definimos, é responsável pelo transporte de partículas de um local para outro da superfície terrestre, modificando continuamente o seu modelado.

Em alguns lugares, essa acção é mais intensa que em outros e pode ser facilmente percebida; em outros, nem tanto, mas sempre vai estar presente.


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Popp, josé henrique. GEOLOGIA GERAL. 5ª ed.1998. DECIFRANDO A TERRA

Internet: sites.

ecomerlin@uol.com.br

www.oficinageologia.com.br

www.wilkipedia.com.br

 

7 comentários: