O presente trabalho, tem como objetivo apresentar as reflecções sobre a
abandono escolar e Angola diagnosticar as causas e consequências,
posteriormente propor algumas medidas para minimizar este fenómeno.
Numa sociedade em que deseja o
desenvolvimento a educação torna-se a base fundamental para um progresso social
por todos desejados. Dai que o abandono escolar é um grande encrave para o
desenvolvimento de qualquer sociedade.
Em Angola o índice do abandono
escolar tem vindo a ser cada vez mais preocupante nos últimos anos. Muitos são
as causas desse fenómeno como:
- Dificuldade de assimilação
dos conteúdos curriculares;
- Avaliação incorreta;
- A falta de ética e
deontologia profissional de alguns professores;
- Questões familiares como
(divorcio, dificuldade financeira, economia excessiva numero elevado de filhos,
gravidez precoce, casamentos prematuros,);
-Ouso de álcool e drogas;
-Impulsionamento a uma entrada
precoce no mundo do trabalho e do dinheiro;
-Dificuldade em lhe dar com
conflitos que surgem na escola como: a rejeição por parte dos colegas, por
algumas particularidades físicas ou de personalidade;
-A falta de acompanhamento dos
pais e encarregados de educação;
-A falta de incentivo por
parte dos professores;
-Dificuldade de assimilação dos
conteúdos curriculares
- A educação clássica
transforma a memória humana num banco de dados. Amenoria humana não tem essa
função. (Augusto Cury,2008.pag 68.)
São varias as disciplinas com
conteúdos muitos vastos e os professores da nossa época muitos pensam que o bom
aluno é aquele que consegue decorar tudo aquilo que esta em um fasciculo ou os
conteúdos administrados pelos professores.
Muitos dos alunos vem isto
como uma carga muito grande de suportar, isto vás co que eles percam o gosto
pela aprendizagem que prefere abandonar a escola.
OS TIPOS DE AVALIAÇÃO
Como uns dos grandes problemas
da nossa escola é que a prova é utilizada com intimidação, isto cria um
bloqueio no processo de ensinar e aprender, que naturalmente que se refletira
na inserção do aluno na sociedade. Porque se o aluno não aprende o suficiente
terá dificuldade em competir de igual para igual com os outros que aprenderam e
será excluído da sociedade.
A falta de ética e deontologia
profissional por parte de alguns professores
O educador como principal
transmissor da herança cultural, tem como missão propagar a ética as novas
gerações.
Antes de transmitir esta
ética, o educador tem que ser ético ou seja praticar esta ética em suas ações cotidianas.
Agir corretamente a sua equipa
de trabalho, aos seus alunos e familiares.
O profissional que é ético tem
como objetivo promover a estabilidade das relações humanas, suas relações
evidenciam alguns princípios como: dignidade humana integridade moral,
honestidade, imparcialidade, compromisso em servir, excelência potencial
crescimento paciência educação encorajamento flexibilidade e humildade.
O ser humano sem principio
ético é cheio de artimanha, mesquinho, egoísta não acredita no potencial humano
(Maria Augusta Sanches Rocine, pág. 99 )
Infelizmente em nossas escolas
existem muitos com ausência destes princípios éticos, agem incorretamente
durante as suas atividades laborais descriminando o aluno chamando de burro,
vocês não dão nada, já estes reprovados; Outros intimidam os alunos com
reprovações caso não aceitam ter um relacionamento amoroso. Existem ainda os
que pedem dinheiro para que os alunos aprovem de classe. Nestes casos muitos
preferem abandonar a escola do que serem desvalorizados.
Corrigir publicamente uma
pessoa é o primeiro pecado capital da educação .Um educador já mais deveria
expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, adiante dos outros.
A exposição pública produz
humilhação e trauma complexos difíceis de serem superados um educador deve
valorizar mais a pessoa que erra duque o erro da pessoa. (Augusto Cury,2003
pág. 85).
O divórcio
A separação dos pais também é
um dos motivos para o abandono escolar, muitos alunos depois do divorcio dos
pais ficam transtornados e desorientados, pois já não são mis o pai e a mãe a
cuidarem deles é apenas um, são descriminados pelos colegas, sentem-se mal, por
verem os colegas com os seus pais a falarem deles, então nestes casos muitos
optam por se manterem distantes da escola.
Dificuldades financeiras
Nas escolas encontramos
pessoas de varias camadas ou estratos sociais. Os adolescentes querem ir bem
apresentados na escola com um bom sapato, camisa, calças, etc. precisam de
material didático por vezes são mesmo obrigados pelo professor, nestes casos os
adolescentes que não tem possibilidades para não se exporem ao reculo preferem
abandonar a escola, evitando passar vergonha pelos professores e colegas e ate
porque a sua aprendizagem não será a mesma com aqueles que tem todos os matérias
didáticos.
Excessiva economia
Infelizmente existem ainda jovens
que são iludidos pelos bens financeiros dos pais e dizem «estudar para quê? o
meu pai já tem tudo e nada me falta».
Gravidez precoce
Muitas jovens engravidam-se muito
cedo, isto faz com que abandonem a escola porque são obrigados a mudar de
período escalar passando diurno para noturno.
As vezes deixam os colegas da sua
idade para estudarem com os de maior idade, tem d suportar as complicações da
gravidez e por vezes tem de abandonar a escola.
No caso do rapazes tem de trabalhar
para suportar as despesas do filho e da mãe para alem de trabalharem para o
sustento da criança e ainda de cuidar deste, tudo é mais complicado quando os
pais também abandonam os adolescentes, obrigando-os a viver sozinhos sem
experiencias nenhuma e ai é que é quase impossível dar continuidade aos
estudos.
Casamento prematuro
Em Angoa principalmente nas zonas
rurais os adultos pensam que o casamento é o único que faz valorizar a mulher,
a partir dos quinze anos de idade já se começa a planificar um casamento nesta
altura os jovens encontram-se ainda no nível igual ou inferior ao primeiro
ciclo. Depois do casamento o homem tem que trabalhar para o sustento da família
e a mulher tem que se dedicar exclusivamente aos filhos, a casa e ao marido não
restam tempo para formação.
O número excessivo de filhos
Muitas são as famílias com um número
excessivo de filhos os pais não conseguem ter o controlo dos mesmos nem
suportar as despesas da escola então cada um procura a sua sobrevivência em
fazer alguns trabalhos como lavar carros, cobrar no táxis, zungar, vender água
etc. em alguns as adolescentes optam pela prostituição e acabam por abandonar a
escola.
IMPULSIONAMENTO A UMA ENTRADA
PRECOCE NO MUNDO DO TRABALHO E DO DINHEIRO
A educação é um sector onde os
benefícios são a longo prazo, muitos são os jovens que não têm paciência em
estudar para depois terem uma vida digna ou estável preferem muito cedo largar
a escola e entrar rapidamente num emprego para ganhar dinheiro e garantir seu
sustento. Ainda há os que dizem "vou estudar para que? Os funcionários
esperam no fim do mês e têm um salario que eu nos meus negócios posso tê-lo em
uma semana ou menos".
O álcool é uma bebida psicotrópica.
Além de causar dependência, causa também mudanças no comportamento. Inicia-se
com uma alteração no humor acompanhada de uma euforia, depois vem o momento da
sonolência, onde o indivíduo não possui mais sua coordenação motora e apresenta
comportamento depressivo. Isso acontece devido ao fato de o álcool agir
diretamente no sistema nervoso central.
O uso de álcool
e droga
O álcool compromete partes do
cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem, motivação e autocontrole. É
considerada uma droga depressora, ou seja, causa efeitos semelhantes aos da
depressão como sonolência, tonturas, distúrbios no sono, náuseas, vômitos, fala
incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca.
E, por fim, pode causar uma lesão no cérebro que
compromete a memória e altera drasticamente o comportamento do indivíduo.
Esses problemas muitas das vezes
provocam o abandono escolar pois o individuo já não consegue ter uma
concentração nem tempo para o estudo.
A FALTA DE
ACOMPANHAMENTO DOS PAIS E ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO
Os nossos pais e encarregado de
educação muitos deles só vão a escola no princípio do ano isto é para fazer matrícula
e no fim para ver a pauta final, neste intervalo poderá suceder que o educando
sai de casa com o equipamento escolar mais não chega a escola, e acaba por
reprovar por falta já no primeiro ou segundo trimestre. Por falta de vagas nas
nossas escolas muitos desses alunos já não têm direito a admissão ao exame subsequente.
A falta de incentivo por parte dos professores
Para que toda acção tenha sucesso é necessário
que a pessoa que o pratique seja incentivada. Nas nossas escolas alguns
professores não conseguem fazer com que seus alunos estejam motivados em suas
aulas por falta de criatividade e amor pelo s alunos e pelo trabalho.
Impacientes pensam que ensinar e criticar, nunca estimam seus alunos.
Consequências
do abandono escolar
1ª O não desenvolvimento da sociedade
2ª O aumento da delinquência juvenil
3ª Falta de oportunidade de emprego
4ª Desestruturação das famílias
5ª Trabalho de risco muitas vezes não digno
6ª Aumento da prostituição juvenil e consequentemente o
elevado número de pessoas afetadas com o VH-SIDA
7ª O aumento da pobreza
8ª Salários que não satisfazem as necessidades básicas
SUGESTÕES
Para minimizar o fenómeno abandono
escolar tem como propostas o seguinte:
1ª Melhorar cada vez mais os nossos currículos
escolares de modo a facilitar a aprendizagem dos alunos.
2ª Adotar novos meios para
incentivar os jovens a explorarem de modo a verem a escola como algo
estimulante e não uma obrigação
3ª Desenvolvimento de actividades
culturais e valorização de outros meios de avaliação não dando enfase nas
provas que não provam nada ou seja aquelas que tornam os alunos repetidores de
conhecimentos em vês de críticos e desenvolvedores.
4ª Aos professores que têm a missão
de formar homens capazes de mudar a sociedade sejam mais responsáveis,
pacientes e amáveis, acreditam nas vossas potencialidades e nas dos vossos
alunos incentivando-os cada vês mas suas acções conversando com eles, fazendo
com que eles acreditam que a educação é o trunfo de suas vidas.
2ª Melhorar as condições de vida da
população.
3ª Paras as famílias mais
encarecidas devem ter a educação dos seus filhos como ponte de seu
desenvolvimento, razão pela qual devem incentivar seus filhos a nunca a
abandonar a escola. Pois em nossa sociedade existem homens bem formados
originários de famílias muito humildes e hoje são invejados pelo seu modo de
vida.
4ª Aos jovens: tudo ao seu tempo,
formação em primeiro lugar, a educação é uma árvore em que os frutos demoram em
aparecer mais quando aparecem nos somos saciados em toda nossa vida. Aos que
por razões financeiras necessitam já de um dinheiro felizmente nós estudamos só
em um período devemos dividi-los de maneira que um seja para trabalhar e outro para
estudar; não desanime você consegue basta crer.
O álcool, as Drogas, a Prostituição
não têm benefícios nenhum para a nossa vida muito pelo contrário só nos destrói
vamos abandonar esta prática e nos apegarmos em aquilo que nos servira para
toda vida a educação.
Aos Pais e encarregados d educação
não abandonem os vossos filhos nas escolas os apoiem em todo custo, motivem as
crianças e os jovens e vessam com que eles têm a ideia que a escola é um meio
para alcançarem os seus objetivos. Porque quando não a este incentivo por parte
da família dificilmente o aluno terá bons resultados anivele escola.
DIREITOS E DEVERES DOS PAIS E
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Os pais e encarregados de educação,
para além das suas obrigações legais, têm a responsabilidade de dirigirem a
educação dos seus filhos e educandos, promovendo ativamente o desenvolvimento
físico, intelectual e moral dos mesmos.
Considera-se encarregado de educação
quem tiver menores à sua guarda:
- Pelo exercício do poder parental;
- Por decisão judicial;
- Pelo exercício de funções executivas
na direção de instituições que tenham menores, a qualquer título, à sua
responsabilidade;
- Por mera autoridade de facto ou por
delegação, devidamente comprovada, por parte de qualquer das entidades
referidas nas alíneas anteriores.
a. Direitos
São direitos dos pais e encarregados
de educação:
1.
Conhecer o Regulamento Interno e Projeto Educativo de Escola;
2. Estar constantemente informado sobre o percurso educativo do seu educando;
3. Ser informado em caso de doença súbita ou acidente;
2. Estar constantemente informado sobre o percurso educativo do seu educando;
3. Ser informado em caso de doença súbita ou acidente;
4.
Ter acesso à legislação e normas em que se baseia o processo educativo;
5. Ser recebido pelo educador/professor titular ou professor de enriquecimento curricular sempre que considere pertinente, nas horas de atendimento estipuladas;
6. Ser recebido pela direção do externato sempre que necessário;
5. Ser recebido pelo educador/professor titular ou professor de enriquecimento curricular sempre que considere pertinente, nas horas de atendimento estipuladas;
6. Ser recebido pela direção do externato sempre que necessário;
b. Deveres
Constituem deveres dos pais e
encarregados de educação:
1. Acompanhar ativamente a vida escolar do seu educando;
2. Promover a articulação entre a educação na família e o ensino escolar;
3. Diligenciar para que o seu educando beneficie efetivamente dos seus direitos e cumpra rigorosamente os deveres que lhe incumbem, com destaque para os deveres de assiduidade, de correto comportamento e de empenho no processo de aprendizagem;
1. Acompanhar ativamente a vida escolar do seu educando;
2. Promover a articulação entre a educação na família e o ensino escolar;
3. Diligenciar para que o seu educando beneficie efetivamente dos seus direitos e cumpra rigorosamente os deveres que lhe incumbem, com destaque para os deveres de assiduidade, de correto comportamento e de empenho no processo de aprendizagem;
4.
Responsabilizar-se e incutir no educando o cumprimento dos deveres de
assiduidade, pontualidade, correto comportamento, cumprimento das normas do
externato e empenho no percurso educativo;
5.
Cooperar com os professores/educadores e direção do externato no desempenho da
sua missão pedagógica;
6.
Contribuir para a preservação da disciplina da escola e para a harmonia da
comunidade educativa, em especial quando para tal forem solicitados;
7. Reconhecer
e respeitar a autoridade dos professores no exercício da sua profissão e
incutir nos filhos/educandos o dever de respeito para com os professores,
pessoal não docente e os colegas da escola, preservando a harmonia;
8. Contribuir para o apuramento dos factos de índole disciplinar diligenciando objetivos de reforço de formação cívica, desenvolvimento da personalidade, de capacidade relacional, e integração na comunidade educativa;
8. Contribuir para o apuramento dos factos de índole disciplinar diligenciando objetivos de reforço de formação cívica, desenvolvimento da personalidade, de capacidade relacional, e integração na comunidade educativa;
9.
Comparecer no externato sempre que considere premente e quando para tal for
solicitado;
10.
Integrar, ativamente, a comunidade educativa no desempenho das demais
responsabilidades desta, informando-a e informando-se sobre todas as matérias
relevantes no processo educativo dos seus educandos;
11.
Indemnizar a escola relativamente a danos patrimoniais causados pelos seus
educandos;
12.
Manter constantemente atualizados os seus contactos telefónicos, endereço
postal e eletrónico, informando a escola em caso de alteração;
13. Subscrever a declaração anual de aceitação do regulamento interno e estabelecer o compromisso ativo quanto ao seu cumprimento integral.
14. Verificar diariamente a caderneta escolar do seu educando, assinando-a sempre que se mostre necessário, nomeadamente em caso de comunicação de alguma situação com ele relacionada;
13. Subscrever a declaração anual de aceitação do regulamento interno e estabelecer o compromisso ativo quanto ao seu cumprimento integral.
14. Verificar diariamente a caderneta escolar do seu educando, assinando-a sempre que se mostre necessário, nomeadamente em caso de comunicação de alguma situação com ele relacionada;
15.
Justificar as faltas do seu educando;
16. Respeitar
as restrições de acesso aos espaços do externato e aos alunos, nomeadamente no
período de funcionamento das aulas;
17.
Participar nas atividades, encontros ou reuniões promovidos pelo externato;
18. Cumprir e fazer cumprir pelo seu educando o regulamento interno do externato.
18. Cumprir e fazer cumprir pelo seu educando o regulamento interno do externato.
c. Utilização do espaço escolar (salas
de aula e ginásio)
1.
Salas de aula 1º ciclo e ginásio: Aos encarregados de educação está interdita a
utilização destes espaços. Os encarregados de educação não podem entrar nas
salas de aula nem circular nos corredores, exceptuando no período de
acolhimento. De manhã, os encarregados de educação não podem acompanhar os
alunos à sala, visto este acompanhamento ser efetuado pelo professor
titular/educadora e/ou pelas auxiliares de ação educativa.
2.
Salas de aula do jardim de infância: Os encarregados de educação não podem
entrar ou permanecer nas salas de aula sem acompanhamento de um colaborador do
externato. Não é permitida a manipulação dos materiais didáticos, trabalhos
pedagógicos ou de qualquer material existente na sala.
O incumprimento dos encarregados
de educação dos deveres acima indicados, implica a respetiva responsabilização
nos termos da lei.
Constitui incumprimento censurável dos
deveres:
a) O incumprimento dos deveres de matrícula,
frequência, assiduidade e pontualidade dos filhos/educandos, bem como a
ausência de justificação para tal incumprimento;
b) A não comparência na escola sempre
que os filhos atinjam metade do limite das faltas;
c) A não realização, pelos seus filhos/educandos,
das medidas de recuperação definidas pela escola, das atividades de integração
na escola decorrentes da aplicação de medidas disciplinares corretivas.
O incumprimento reiterado dos deveres
dos encarregados de educação determina a obrigação, por parte da escola, de
comunicação do facto à competente Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
CONCLUSÃO
Em suma a educação é um dever da
família e do estado e tem por finalidade o pleno desenvolvimento o educando,
seu preparo ao exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho. Com
isto o desenvolvimento da sociedade.
por isso a luta contra o abandono
escolar deve ser missão de todos na sociedade incluível dos próprios educandos.
BIBLIOGRAFIA
Rossini Maria Augusta Santos/ Educar para ser. Ed.
petropolis, RJ (2009).
Cury Augusto Jorge/ pais brilhantes e professores
fascinantes, Senxtante Rio de Janeiro (2003).
Sousa Ngangula Miguel de/ A prova que não prova nada,
Ed.Loudrina (2011).
Sem comentários:
Enviar um comentário