terça-feira, 25 de junho de 2013

Reflecções sobre o Abandono Escolar

O presente trabalho, tem como objetivo apresentar as reflecções sobre a abandono escolar e Angola diagnosticar as causas e consequências, posteriormente propor algumas medidas para minimizar este fenómeno.
Numa sociedade em que deseja o desenvolvimento a educação torna-se a base fundamental para um progresso social por todos desejados. Dai que o abandono escolar é um grande encrave para o desenvolvimento de qualquer sociedade.
Em Angola o índice do abandono escolar tem vindo a ser cada vez mais preocupante nos últimos anos. Muitos são as causas desse fenómeno como:
- Dificuldade de assimilação dos conteúdos curriculares;
- Avaliação incorreta;
- A falta de ética e deontologia profissional de alguns professores;
- Questões familiares como (divorcio, dificuldade financeira, economia excessiva numero elevado de filhos, gravidez precoce, casamentos prematuros,);
-Ouso de álcool e drogas;
-Impulsionamento a uma entrada precoce no mundo do trabalho e do dinheiro;
-Dificuldade em lhe dar com conflitos que surgem na escola como: a rejeição por parte dos colegas, por algumas particularidades físicas ou de personalidade;
-A falta de acompanhamento dos pais e encarregados de educação;
-A falta de incentivo por parte dos professores;
-Dificuldade de assimilação dos conteúdos curriculares
- A educação clássica transforma a memória humana num banco de dados. Amenoria humana não tem essa função. (Augusto Cury,2008.pag 68.)
São varias as disciplinas com conteúdos muitos vastos e os professores da nossa época muitos pensam que o bom aluno é aquele que consegue decorar tudo aquilo que esta em um fasciculo ou os conteúdos administrados pelos professores.
Muitos dos alunos vem isto como uma carga muito grande de suportar, isto vás co que eles percam o gosto pela aprendizagem que prefere abandonar a escola.


OS TIPOS DE AVALIAÇÃO
Como uns dos grandes problemas da nossa escola é que a prova é utilizada com intimidação, isto cria um bloqueio no processo de ensinar e aprender, que naturalmente que se refletira na inserção do aluno na sociedade. Porque se o aluno não aprende o suficiente terá dificuldade em competir de igual para igual com os outros que aprenderam e será excluído da sociedade.
A falta de ética e deontologia profissional por parte de alguns professores
O educador como principal transmissor da herança cultural, tem como missão propagar a ética as novas gerações.
Antes de transmitir esta ética, o educador tem que ser ético ou seja praticar esta ética em suas ações cotidianas.
Agir corretamente a sua equipa de trabalho, aos seus alunos e familiares.
O profissional que é ético tem como objetivo promover a estabilidade das relações humanas, suas relações evidenciam alguns princípios como: dignidade humana integridade moral, honestidade, imparcialidade, compromisso em servir, excelência potencial crescimento paciência educação encorajamento flexibilidade e humildade.
O ser humano sem principio ético é cheio de artimanha, mesquinho, egoísta não acredita no potencial humano (Maria Augusta Sanches Rocine, pág. 99 )
Infelizmente em nossas escolas existem muitos com ausência destes princípios éticos, agem incorretamente durante as suas atividades laborais descriminando o aluno chamando de burro, vocês não dão nada, já estes reprovados; Outros intimidam os alunos com reprovações caso não aceitam ter um relacionamento amoroso. Existem ainda os que pedem dinheiro para que os alunos aprovem de classe. Nestes casos muitos preferem abandonar a escola do que serem desvalorizados.
Corrigir publicamente uma pessoa é o primeiro pecado capital da educação .Um educador já mais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, adiante dos outros.
A exposição pública produz humilhação e trauma complexos difíceis de serem superados um educador deve valorizar mais a pessoa que erra duque o erro da pessoa. (Augusto Cury,2003 pág. 85).

O divórcio
A separação dos pais também é um dos motivos para o abandono escolar, muitos alunos depois do divorcio dos pais ficam transtornados e desorientados, pois já não são mis o pai e a mãe a cuidarem deles é apenas um, são descriminados pelos colegas, sentem-se mal, por verem os colegas com os seus pais a falarem deles, então nestes casos muitos optam por se manterem distantes da escola.

Dificuldades financeiras
Nas escolas encontramos pessoas de varias camadas ou estratos sociais. Os adolescentes querem ir bem apresentados na escola com um bom sapato, camisa, calças, etc. precisam de material didático por vezes são mesmo obrigados pelo professor, nestes casos os adolescentes que não tem possibilidades para não se exporem ao reculo preferem abandonar a escola, evitando passar vergonha pelos professores e colegas e ate porque a sua aprendizagem não será a mesma com aqueles que tem todos os matérias didáticos.
Excessiva economia
Infelizmente existem ainda jovens que são iludidos pelos bens financeiros dos pais e dizem «estudar para quê? o meu pai já tem tudo e nada me falta».

Gravidez precoce
Muitas jovens engravidam-se muito cedo, isto faz com que abandonem a escola porque são obrigados a mudar de período escalar passando diurno para noturno.
As vezes deixam os colegas da sua idade para estudarem com os de maior idade, tem d suportar as complicações da gravidez e por vezes tem de abandonar a escola.
No caso do rapazes tem de trabalhar para suportar as despesas do filho e da mãe para alem de trabalharem para o sustento da criança e ainda de cuidar deste, tudo é mais complicado quando os pais também abandonam os adolescentes, obrigando-os a viver sozinhos sem experiencias nenhuma e ai é que é quase impossível dar continuidade aos estudos.

Casamento prematuro
Em Angoa principalmente nas zonas rurais os adultos pensam que o casamento é o único que faz valorizar a mulher, a partir dos quinze anos de idade já se começa a planificar um casamento nesta altura os jovens encontram-se ainda no nível igual ou inferior ao primeiro ciclo. Depois do casamento o homem tem que trabalhar para o sustento da família e a mulher tem que se dedicar exclusivamente aos filhos, a casa e ao marido não restam tempo para formação.


O número excessivo de filhos
Muitas são as famílias com um número excessivo de filhos os pais não conseguem ter o controlo dos mesmos nem suportar as despesas da escola então cada um procura a sua sobrevivência em fazer alguns trabalhos como lavar carros, cobrar no táxis, zungar, vender água etc. em alguns as adolescentes optam pela prostituição e acabam por abandonar a escola.

IMPULSIONAMENTO A UMA ENTRADA PRECOCE NO MUNDO DO TRABALHO E DO DINHEIRO
A educação é um sector onde os benefícios são a longo prazo, muitos são os jovens que não têm paciência em estudar para depois terem uma vida digna ou estável preferem muito cedo largar a escola e entrar rapidamente num emprego para ganhar dinheiro e garantir seu sustento. Ainda há os que dizem "vou estudar para que? Os funcionários esperam no fim do mês e têm um salario que eu nos meus negócios posso tê-lo em uma semana ou menos".
O álcool é uma bebida psicotrópica. Além de causar dependência, causa também mudanças no comportamento. Inicia-se com uma alteração no humor acompanhada de uma euforia, depois vem o momento da sonolência, onde o indivíduo não possui mais sua coordenação motora e apresenta comportamento depressivo. Isso acontece devido ao fato de o álcool agir diretamente no sistema nervoso central.

O uso de álcool e droga
O álcool compromete partes do cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem, motivação e autocontrole. É considerada uma droga depressora, ou seja, causa efeitos semelhantes aos da depressão como sonolência, tonturas, distúrbios no sono, náuseas, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca.
E, por fim, pode causar uma lesão no cérebro que compromete a memória e altera drasticamente o comportamento do indivíduo.
Esses problemas muitas das vezes provocam o abandono escolar pois o individuo já não consegue ter uma concentração nem tempo para o estudo.

A FALTA DE ACOMPANHAMENTO DOS PAIS E ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO

Os nossos pais e encarregado de educação muitos deles só vão a escola no princípio do ano isto é para fazer matrícula e no fim para ver a pauta final, neste intervalo poderá suceder que o educando sai de casa com o equipamento escolar mais não chega a escola, e acaba por reprovar por falta já no primeiro ou segundo trimestre. Por falta de vagas nas nossas escolas muitos desses alunos já não têm direito a admissão ao exame subsequente.

A falta de incentivo por parte dos professores
Para que toda acção tenha sucesso é necessário que a pessoa que o pratique seja incentivada. Nas nossas escolas alguns professores não conseguem fazer com que seus alunos estejam motivados em suas aulas por falta de criatividade e amor pelo s alunos e pelo trabalho. Impacientes pensam que ensinar e criticar, nunca estimam seus alunos.

Consequências do abandono escolar

1ª O não desenvolvimento da sociedade
2ª O aumento da delinquência juvenil
3ª Falta de oportunidade de emprego
4ª Desestruturação das famílias
5ª Trabalho de risco muitas vezes não digno
6ª Aumento da prostituição juvenil e consequentemente o elevado número de pessoas afetadas com o VH-SIDA
7ª O aumento da pobreza
8ª Salários que não satisfazem as necessidades básicas

SUGESTÕES

Para minimizar o fenómeno abandono escolar tem como propostas o seguinte:
1ª Melhorar cada vez mais os nossos currículos escolares de modo a facilitar a aprendizagem dos alunos.
2ª Adotar novos meios para incentivar os jovens a explorarem de modo a verem a escola como algo estimulante e não uma obrigação
3ª Desenvolvimento de actividades culturais e valorização de outros meios de avaliação não dando enfase nas provas que não provam nada ou seja aquelas que tornam os alunos repetidores de conhecimentos em vês de críticos e desenvolvedores.
4ª Aos professores que têm a missão de formar homens capazes de mudar a sociedade sejam mais responsáveis, pacientes e amáveis, acreditam nas vossas potencialidades e nas dos vossos alunos incentivando-os cada vês mas suas acções conversando com eles, fazendo com que eles acreditam que a educação é o trunfo de suas vidas.
2ª Melhorar as condições de vida da população.
3ª Paras as famílias mais encarecidas devem ter a educação dos seus filhos como ponte de seu desenvolvimento, razão pela qual devem incentivar seus filhos a nunca a abandonar a escola. Pois em nossa sociedade existem homens bem formados originários de famílias muito humildes e hoje são invejados pelo seu modo de vida.
4ª Aos jovens: tudo ao seu tempo, formação em primeiro lugar, a educação é uma árvore em que os frutos demoram em aparecer mais quando aparecem nos somos saciados em toda nossa vida. Aos que por razões financeiras necessitam já de um dinheiro felizmente nós estudamos só em um período devemos dividi-los de maneira que um seja para trabalhar e outro para estudar; não desanime você consegue basta crer.
O álcool, as Drogas, a Prostituição não têm benefícios nenhum para a nossa vida muito pelo contrário só nos destrói vamos abandonar esta prática e nos apegarmos em aquilo que nos servira para toda vida a educação.
Aos Pais e encarregados d educação não abandonem os vossos filhos nas escolas os apoiem em todo custo, motivem as crianças e os jovens e vessam com que eles têm a ideia que a escola é um meio para alcançarem os seus objetivos. Porque quando não a este incentivo por parte da família dificilmente o aluno terá bons resultados anivele escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIREITOS E DEVERES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Os pais e encarregados de educação, para além das suas obrigações legais, têm a responsabilidade de dirigirem a educação dos seus filhos e educandos, promovendo ativamente o desenvolvimento físico, intelectual e moral dos mesmos.
Considera-se encarregado de educação quem tiver menores à sua guarda:
- Pelo exercício do poder parental;
- Por decisão judicial;
- Pelo exercício de funções executivas na direção de instituições que tenham menores, a qualquer título, à sua responsabilidade;
- Por mera autoridade de facto ou por delegação, devidamente comprovada, por parte de qualquer das entidades referidas nas alíneas anteriores.

a. Direitos
São direitos dos pais e encarregados de educação:
1. Conhecer o Regulamento Interno e Projeto Educativo de Escola;
2. Estar constantemente informado sobre o percurso educativo do seu educando;
3. Ser informado em caso de doença súbita ou acidente;
4. Ter acesso à legislação e normas em que se baseia o processo educativo;
5. Ser recebido pelo educador/professor titular ou professor de enriquecimento curricular sempre que considere pertinente, nas horas de atendimento estipuladas;
6. Ser recebido pela direção do externato sempre que necessário;

b. Deveres
Constituem deveres dos pais e encarregados de educação:
1. Acompanhar ativamente a vida escolar do seu educando;
2. Promover a articulação entre a educação na família e o ensino escolar;
3. Diligenciar para que o seu educando beneficie efetivamente dos seus direitos e cumpra rigorosamente os deveres que lhe incumbem, com destaque para os deveres de assiduidade, de correto comportamento e de empenho no processo de aprendizagem;
4. Responsabilizar-se e incutir no educando o cumprimento dos deveres de assiduidade, pontualidade, correto comportamento, cumprimento das normas do externato e empenho no percurso educativo;
5. Cooperar com os professores/educadores e direção do externato no desempenho da sua missão pedagógica;
6. Contribuir para a preservação da disciplina da escola e para a harmonia da comunidade educativa, em especial quando para tal forem solicitados;
7. Reconhecer e respeitar a autoridade dos professores no exercício da sua profissão e incutir nos filhos/educandos o dever de respeito para com os professores, pessoal não docente e os colegas da escola, preservando a harmonia;
8. Contribuir para o apuramento dos factos de índole disciplinar diligenciando objetivos de reforço de formação cívica, desenvolvimento da personalidade, de capacidade relacional, e integração na comunidade educativa;
9. Comparecer no externato sempre que considere premente e quando para tal for solicitado;
10. Integrar, ativamente, a comunidade educativa no desempenho das demais responsabilidades desta, informando-a e informando-se sobre todas as matérias relevantes no processo educativo dos seus educandos;
11. Indemnizar a escola relativamente a danos patrimoniais causados pelos seus educandos;
12. Manter constantemente atualizados os seus contactos telefónicos, endereço postal e eletrónico, informando a escola em caso de alteração;
13. Subscrever a declaração anual de aceitação do regulamento interno e estabelecer o compromisso ativo quanto ao seu cumprimento integral.
14. Verificar diariamente a caderneta escolar do seu educando, assinando-a sempre que se mostre necessário, nomeadamente em caso de comunicação de alguma situação com ele relacionada;
15. Justificar as faltas do seu educando;
16. Respeitar as restrições de acesso aos espaços do externato e aos alunos, nomeadamente no período de funcionamento das aulas;
17. Participar nas atividades, encontros ou reuniões promovidos pelo externato;
18. Cumprir e fazer cumprir pelo seu educando o regulamento interno do externato.

c. Utilização do espaço escolar (salas de aula e ginásio)
1. Salas de aula 1º ciclo e ginásio: Aos encarregados de educação está interdita a utilização destes espaços. Os encarregados de educação não podem entrar nas salas de aula nem circular nos corredores, exceptuando no período de acolhimento. De manhã, os encarregados de educação não podem acompanhar os alunos à sala, visto este acompanhamento ser efetuado pelo professor titular/educadora e/ou pelas auxiliares de ação educativa.
2. Salas de aula do jardim de infância: Os encarregados de educação não podem entrar ou permanecer nas salas de aula sem acompanhamento de um colaborador do externato. Não é permitida a manipulação dos materiais didáticos, trabalhos pedagógicos ou de qualquer material existente na sala.
 O incumprimento dos encarregados de educação dos deveres acima indicados, implica a respetiva responsabilização nos termos da lei.
Constitui incumprimento censurável dos deveres:
a) O incumprimento dos deveres de matrícula, frequência, assiduidade e pontualidade dos filhos/educandos, bem como a ausência de justificação para tal incumprimento;
b) A não comparência na escola sempre que os filhos atinjam metade do limite das faltas;
c) A não realização, pelos seus filhos/educandos, das medidas de recuperação definidas pela escola, das atividades de integração na escola decorrentes da aplicação de medidas disciplinares corretivas.
O incumprimento reiterado dos deveres dos encarregados de educação determina a obrigação, por parte da escola, de comunicação do facto à competente Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

Em suma a educação é um dever da família e do estado e tem por finalidade o pleno desenvolvimento o educando, seu preparo ao exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho. Com isto o desenvolvimento da sociedade.
por isso a luta contra o abandono escolar deve ser missão de todos na sociedade incluível dos próprios educandos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Rossini Maria Augusta Santos/ Educar para ser. Ed. petropolis, RJ (2009).
Cury Augusto Jorge/ pais brilhantes e professores fascinantes, Senxtante Rio de Janeiro (2003).

Sousa Ngangula Miguel de/ A prova que não prova nada, Ed.Loudrina (2011).

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